A bolsa de Nova York fechou em uma forte queda nesta quinta-feira (15) por temores de recessão, depois que vários bancos centrais elevaram suas taxas de juros nas últimas horas.
O índice Dow Jones fechou em baixa de 2,25%, a 33.202,22 pontos; o tecnológico Nasdaq teve forte queda de 3,23%, a 10.810,53 unidades; e o índice ampliado S&P 500 recuou 2,49%, a 3.895,83 pontos.
“Além do aumento dos juros (de meio ponto percentual na quarta-feira), os dirigentes do Fed (banco central americano) apontaram para uma taxa final mais alta em 2023”, acima dos 5%, o que aplacou o ânimo dos investidores, resumiu Art Hogan, da B. Riley Wealth Management.
Assim como o Fed fez na quarta, o Banco Central Europeu elevou sua taxa básica de juros nesta quinta em 0,50 ponto percentual.
O BCE optou, assim, por um endurecimento da política monetária mais moderado, mas não descarta novas altas para combater uma inflação “excessivamente elevada”.
Ao mesmo tempo, alguns indicadores do setor de vendas no varejo e a produção industrial nos Estados Unidos deram pistas sobre uma economia que começa a sofrer.
“O mercado de trabalho poderia não desmoronar, mas fica cada vez mais claro que o consumidor se fragiliza e que a atividade manufatureira está em recessão”, afirmou Edward Moya, da Oanda.
As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram 0,6% em novembro, mais do que o esperado, afetadas principalmente pelas vendas de automóveis e pelo setor de construção.
Fonte : Economia.UOL
Posts recentes
- Câmara aprova projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês
- Simples Nacional: representantes propõe correção de 83,03% dos limites de faturamento
- Fazenda alerta empresas do Simples Nacional sobre regularização
- Salário mínimo 2025: Novo valor é de R$ 1.518,00
- Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix





